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Cientifico-Musicais

Dossier M-8

Dossier M-8 a contribution to the study of the history of Brazilian algorithmic computer music Jorge Antunes University of Brasilia, Music Department Brasilia, DF, Brazil   Abstract: This current text reports on a musical work written in 1970 with the help of the...

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Anadiplose e Epizeuxe

Este trabalho dá seguimento às pesquisas do autor no domínio da linguagem da música eletroacústica. A base do trabalho está na constatação prévia de que “o ato de ouvir música está sempre acompanhado de grafismos inconscientes que a mente e o intelecto praticam em espaços imaginários”. Depois de uma primeira etapa da pesquisa em que foram estabelecidas as bases sonológicas de semantemas do tipo emoção forte e de novas unidades semânticas de conotação gráfico-espacial-temporal baseadas em recursos de linguagem voltados à comunicação, o autor voltou-se à busca do fenômeno da persuasão do discurso, ou seja, ao estudo da eloqüência na música eletroacústica. Concluiu-se da pertinência do estudo através da identificação, no contexto musical eletroacústico, de duas novas figuras de linguagem próprias da Retórica: a Anadiplose e a Epizeuxe.

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Sectio Aurea na Música Eletroacústica

O presente trabalho trata de estudos realizados no domínio formal e estrutural da música eletroacústica, em particular daquela de discurso sequencial em gradação. Nessa categoria, peças eletroacústicas se desenvolvem no tempo, com exposições de sucessivos e esporádicos pontos culminantes. Além do estudo do tema, no presente artigo relatamos experiência que demonstra a eficácia da divisão áurea na construção temporal da obra.

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A repetição e a eloquência eletroacústica

Este trabalho avança no estudo dos recursos retóricos utilizados na música eletroacústica, especialmente naquele que faz uso da figura sintática chamada epanalepse, própria da literatura e do discurso verbal. Para ilustrar o estudo são analisados trechos de duas obras eletroacústicas: uma obra do brasileiro Tim Rescala e outra do canadense Francis Dhomont. O uso da repetição expressiva de objetos sonoros, objetos musicais e elementos musicais em geral, sem qualquer intenção de uma estética minimalista, evidencia a prática inconsciente de uma retórica eletroacústica. 

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