Articles

Musical Scientist

Repetition and electroacoustic eloquence

Este trabalho avança no estudo dos recursos retóricos utilizados na música eletroacústica, especialmente naquele que faz uso da figura sintática chamada epanalepse, própria da literatura e do discurso verbal. Para ilustrar o estudo são analisados trechos de duas obras eletroacústicas: uma obra do brasileiro Tim Rescala e outra do canadense Francis Dhomont.

read more

Sectio Aurea in Electroacoustic Music

Neste trabalho, Jorge Antunes trata de seus estudos realizados no domínio formal e estrutural da música eletroacústica, em particular daquela de discurso sequencial em gradação. Nessa categoria, peças eletroacústicas se desenvolvem no tempo, com exposições de sucessivos e esporádicos pontos culminantes. Além do estudo do tema, no presente artigo ele relata experiência que demonstra a eficácia da divisão áurea na construção temporal da obra, tendo em vista a comunicabilidade da mensagem musical.

read more

Anadiplose and Epizeuxe

Este trabalho dá seguimento às pesquisas do autor no domínio da linguagem da música eletroacústica. Depois de uma primeira etapa da pesquisa em que foram estabelecidas as bases sonológicas de semantemas, o autor relata, neste texto, a busca do fenômeno da persuasão do discurso, ou seja, o estudo da eloquência na música eletroacústica. Antunes conclui que é pertinente o estudo através da identificação, no contexto musical eletroacústico, de duas novas figuras de linguagem próprias da Retórica: a Anadiplose e a Epizeuxe.

read more

Dossier M-8

Este artigo está escrito em Inglês. O texto trata de trazer à luz a primeira experiência brasileira no domínio da “música algorítima”com auxílio de um computador. Jorge Antunes explica como compôs a obra intitulada Music for Eight Persons Playing Things, na Holanada, em 1971, com auxílio do Computador Eletrologica X-8, da Universidade de Utrecht. Usando o programa Project 2 de Gottfried Michael Koenig, ele construiu toda a estrutura da composição musical, que é escrita para um grupo de músicos que tocam objetos comuns, tais como: garrafas de vidro e de plástico, tampas de lixeira, tubos de ferro, tubos de papelão, papéis, porcas, parafusos, vasilhames de plástico, extintores de incêndiao, tambores de gasolina, etc.

read more
Share This